Ideias para gerar renda passiva e ter qualidade de vida

Todas as pessoas já se perguntaram em algum momento de suas vidas como ganhar dinheiro sem fazer nada (ou quase nada) e ter mais de qualidade vida. O único jeito de conseguir isso é direcionar sua vida para ter renda passiva que te permita viver sua vida de maneira confortável e ter mais tempo para o lazer ou conquistar outros objetivos. 

Mas você deve estar se perguntado como fazer para ter essa renda passiva. Existem diversas formas de conseguir essa renda passiva desde as mais tradicionais como, ações, títulos públicos, fundos imobiliários etc. Todos estes são bons investimentos para ter uma boa renda passiva no futuro e com um pouco de dedicação você pode ter uma grande renda para viver da maneira que sempre quis, entretanto existem hoje outras maneiras para conseguir gerar uma renda passiva, seja trabalhando pela internet ou outras maneiras não tão comuns que estamos habituados.

Na maneira tradicional de renda passiva existem métodos específicos para conseguir gerar uma boa rentabilidade como: buy and hold para ações, vale uma postagem só pra explicar esse tipo de método de investimento, que por sinal é muito bom é como o Warren Buffett investe. Basta ter um pouco de paciência e você poderá ter dividendos caindo e sua conta todos os meses, como se fosse um salário.

Para títulos públicos é um pouco mais simples, embora existam diversos cursos sobre como investir no tesouro direto este tipo de investimento não requer muito conhecimento. Basta observar a taxa de juros que vai remunerar os títulos, e se você estiver de acordo com o que lhe vai ser pago de juros, então você pode comprar o título público e então aguardar ele vencer para ser remunerado com o principal e o juros que você vai receber.



Investindo em CDB, LCI e LCA

Estes tipos de investimento fornecido pelos bancos também são bem remunerados se você investir uma quantia razoável de dinheiro. Dependendo do banco ou instituição financeira que você investir é possível conseguir uma boa rentabilidade, chegando a 120% do CDI. Claro que para conseguir essa rentabilidade você tem que investir um valor relativamente alto ou aplicar seu dinheiro em instituição de pequeno porte, mas sempre lembrando do certificado garantidor de crédito do Banco Central para cada instituição.
LCI e LCA exigem um capital mais alto pra se investir nessa modalidade dependo da instituição financeira o valor pode ser realmente alto, mas os retornos são muito bons e ainda são insetos de imposto de renda.

Fundos de investimentos e Debêntures

Outra forma de investimento para conseguir a qualidade de vida que você deseja é investir em fundos de investimentos e debêntures, os fundos de investimentos de algumas instituições são bons para quem está começando a investir e tem pouco capital, mas algumas instituições financeiras podem cobrar uma taxa de administração um pouco alta para quem está começando a investir, mas o retorno pode ser muito bom para quem está alocando seu dinheiro em algum fundo.
Debêntures para quem não conhece são títulos de dívida de uma empresa que vai te pagar uns juros para que você empreste seu dinheiro para ela, assim você se torna credor dela.
Basicamente nesse tipo de aplicação você não irá fazer nada praticamente e receberá todos os meses retorno da sua aplicação.



Fundos de investimento Imobiliários (FIIs) 

Essa também é uma alternativa muito boa para quem deseja criar uma renda passiva ao longo da vida; e no final ou no caminhar desta jornada poder desfrutar um pouco mais do que a vida tem a oferecer de bom. Existem diversos tipos de fundos imobiliários que rendem a taxas de juros diferentes, alguns definem como fundos de papel e os de tijolos. Os de papel rendem mais para você, mas são mais voláteis e menos seguros, já os de tijolos são fundos que você é o dono de uma parte de um imóvel, tendo uma cota desse fundo para você.
Antes de explicar isso eu deveria falar que fundos imobiliários como o próprio nome diz, são fundos que você está adquirindo no mercado imobiliário partes de shoppings, lajes corporativas, hospitais, bancos, industrias etc. Tendo uma cota desse fundo para chamar de seu, cada tipo de fundo é determinado pelo tipo de empreendimento imobiliário, como: fundos de shoppings, fundos de farmácias, bancos etc. Você investe nesses fundos e ganha um rendimento mensal a partir da cota deste fundo, é como você fosse dono de uma parte desse imóvel realmente. E sabe o que é melhor, se você é um pequeno investidor e está começando em sua jornada, os FIIs são isentos de impostos de renda sobre os dividendos, só são tributados quando você vende seu fundo com lucro, ou seja, vendeu com um valor maior da compra, mas como você não irá vender tão cedo seus fundos, não precisa se preocupar com isso.

Outros tipos de investimentos

Essa é a parte que todos que estão lendo esse artigo estão esperando. Existem diversos tipos de investimos que podem ser feitos online com pouco capital, mas com um constante esforço é possível criar uma renda passiva no futuro.

Sites

Para quem está começando essa deve ser a melhor maneira de aprender a fazer negócios online, exige um certo esforço, porque você precisa no início você precisa escrever bastante para que seu site seja bem rankeado pelo google e assim gerar pesquisas orgânicas o que não é nada fácil para quem está começando e não entende muito de criação de sites e SEO, que é a principal ferramenta para que seu site e páginas sejam bem rankeadas pelo google.
Nesse tipo de negócios para gerar renda passiva e ter uma alta qualidade de vida depois quando o negócio estiver caminhando bem, o único investimento inicial vai ser a compra de um domínio e uma hospedagem para que o seu site fique online.
Dentre os tipos de sites que você escolher no nicho que te agrada, você deve escrever e se tornar um especialista, porque vai fica mais fácil escrever algo que te agrada , mas muitos empresários digitais tem sites com outros nichos para expandir seus negócios, as vezes contratam um redator especialista para escrever para eles ou contratam empresas especializadas em marketing digital e redação para que seja feito o trabalho.
A principal forma de se remunerar com esse tipo de negócio é com o Adsense do Google. O que seria isso? O google Adsense é um programa de publicidade do Google que te remunera para que a propaganda de alguma empresa seja divulgada pelo seu site, em outro artigo veremos como isso funciona melhor, mas basicamente é:  Seu site é um espaço publicitário e quanto mais visitas mais valorizado fica seu site e o espaço destinado a publicidade, o CPC ( custo por clique) aumenta.
Também existe outra forma de remunerar seu site com publicidade, essa maneira exige um pouco mais de trabalho porque seu site precisa ser bem conhecido, mas acredito que essa modalidade gera os maiores lucros. Nesse modelo você pode fazer pacotes e tipos de propagandas exclusivas pra seus clientes, dependendo do tipo propaganda ela pode ser exibida em uma página ou em todas, como um logo, um pequeno espaço para publicidade no site, e claro dependendo onde a imagem da publicidade for exibida no site o valor que será pago a você pela publicidade vai aumentar ou diminuir.


Afiliado

Essa também é uma alternativa muito boa para quem já tem um certo conhecimento sobre marketing digital ou compra de trafego.
Esse tema poderia entrar na categoria site, mas compra de trafego exige outros conhecimentos além de SEO é um pouco mais complexo, porque vai ter de usar outras plataformas para promover os produtos que você deseja para seus clientes. Enfim, essa é uma alternativa muito boa para quem já tem um certo conhecimento e que dá um retorno muito bom, mas pelo que eu conheço sobre o assunto, o Facebook Business é uma das ferramentas mais utilizadas para esse tipo de assunto, o Google AdWords é também utilizado. Merece um artigo mais para frente para entrar em detalhes sobre qual ferramenta é a melhor e como trabalhar como afiliado.

E-commerce

Aqui você pode criar uma loja virtual e começar a vender seus produtos pela internet, nesse caso não será muito uma renda passiva, mas no futuro quando estiver vendendo bem pode terceirar algumas funções como: a entrega de algum produto nos correios. Você pode contratar algum funcionário para fazer isto para você e usar esse tempo para cuidar mais do site.

Youtube

Isso aqui é desejo de todos os jovens nos dias atuais, tornar-se um YouTuber, porém existem diversas formas de se trabalhar com youtube hoje em dia. Você pode criar vídeos que promovem seu negócio, por exemplo, como uma forma de marketing ou trabalhar até como afiliado divulgando o produto que deseja.
Se tornar um Youtuber está mais difícil atualmente, pois os vídeos não ficam bem rankeados quando você é novo no youtube e assim fica difícil muitas pessoas visualizarem o seu vídeo, mas não desanime se você deseja ser um grande youtuber, comece hoje mesmo a estudar muito sobre o youtube e fazer vídeos de qualidade para seu público que com certeza você atingirá o sucesso.

Aluguel

Embora não seja uma renda passível digital, o aluguel de alguma coisa é muito bom para quem deseja ter qualidade de vida e poder desfrutar da vida. 
Um exemplo de aluguel é o caso da livraria cultura, no início da empresa a fundadora emprestava livro para seus amigos e conhecidos e cobrava uma mensalidade por esses livros, parecido com um sistema de bibliotecas e depois de algum tempo foi adquirindo mais livros e conseguiu fundar a livraria cultura. Embora o começo foi bem modesto, hoje nós conhecemos o valor e a força da livraria cultura no brasil, que tem dezenas de livros para serem vendidos e foi a primeira a implementar um site de negócio digital de livros.
Também não podemos deixar de fora os imóveis que temos que são uma bela fonte de renda passiva, acho que essa alternativa é que a maioria dos brasileiros usa para ter fontes de renda passiva, acho que esse apelo nacional pelo os imóveis é por ser talvez a mais fácil modalidade de se aplicar.
Mas para ter uma grande renda passiva derivada de imóveis é necessário alocar um grande capital para ter esses imóveis e colocá-los para alugar, alguns especialista em finanças falam que é melhor investir em renda fixa para geração de renda passiva do que em imóveis, mas como todos os especialistas em finanças falam é sempre bom não colocar os ovos da galinha na mesma cesta, pois se a cesta cair todos quebram, então temos que tomar cuidado e diversificar mais os investimentos que forem feitos.


Infoproduto (Cursos online e Ebooks)

Esta modalidade talvez é a mais difícil, não é nada fácil criar um infoproduto, demanda bastante tempo e dedicação, porque você vai ter que estudar bastante sobre o tema, criar os vídeos ou o design do Ebook e também escreve-lo e não pode ser feito de qualquer maneira, porque seus clientes vão comprar seus produtos, e se não gostarem, não vão divulgar ele e até mesmo podem falar mal dizendo que você não cumpriu com o que você prometeu no produto.
Hoje existem diversas plataformas para quem deseja entrar nesse tipo de negócio, muitas mesmos, basta você criar seu infoproduto e disponibilizá-lo nestas plataformas, muitos empreendedores digitais para facilitar essa estratégia de venda criam uma landing page para distribuir seus produtos, no caso de um ebook, que é a melhor maneira para distribuir seus produtos, neste tipo de página você faz uma descrição do seu produto e direciona seu cliente para a plataforma de compra do produto. 
Nesse caso ainda tem a vantagem de você ser o criador do produto e poder disponibilizar o seu produto para afiliados que vão vender o produto para você, nesse caso seria uma negociação ganha-ganha, você ganha porque vende seu produto e o afiliado também ganha porque recebe uma comissão do seu produto e o cliente também porque vai receber seu produto e obter mais conhecimento.
Um exemplo de plataforma que você pode disponibilizar seus cursos online é a Udemy que acredito cobrar uma pequena comissão para que seu curso seja apresentado na plataforma e no caso de ebooks que você detenha a Amazon também é uma excelente plataforma para seus livros.
Existem diversas plataformas para ambos os tipos de infoprodutos.


Royalties

Essa também é uma opção muito boa para quem deseja uma boa qualidade de vida e literalmente conquistar uma renda passiva sem fazer quase nada.
Você pode escrever livros físicos e contratar um editora para lançar esses livros e ganhar royalties com esses livros publicados, mas claro exigirá um grande esforço para você escrever esses livros e divulga-los, pois não vai ser qualquer editora que vai aceitar vender seus livros se você for um desconhecido e se não tiver contatos dentro da editora, enfim vai ser uma tarefe árdua ser conhecido pelo seu grande público, se você deseja ser o novo Paulo Coelho vai ter que trabalhar bastante. 
A mesma coisa acontece com a música você pode escrever a letra de uma canção e entregar para algum musico e ele gravar uma música com sua letra e você receber por isso. Também é o caso de você ter uma banda e gravar suas músicas com uma gravadora e receber seus royalties para cada disco vendido ou quando sua música tocar no rádio. 


Se você deseja ter mais qualidade de vida e finalmente aproveitar sua vida, não espere pela sua aposentadoria, você pode ir construindo algumas dessas rendas passivas ao longo da vida e ter uma maior segurança na vida e também aproveitar ela melhor. Existem diversas alternativas cada uma para cada tipo de pessoa, nem todas se encaixam para todas as pessoas, encontre uma de seu gosto e persista nela até que consiga o seu objetivo.
  

Comentários