Renda Fixa

Muitas pessoas desconhecem, mas existe algo no mundo do investimentos chamado renda fixa. Ela é sobretudo para pessoas que querem tranquilidade financeira e não querem entrar no mundo especulativo das ações e terem um alto risco e chances de perder dinheiro. Investindo na renda fixa dificilmente você irá perder seu dinheiro investido mas os ganhos também não são muito altos.



Em suma, existem diversos tipos de investimentos em renda fixa, vamos classificar e explicar alguns.

Poupança
A queridinha dos brasileiros, a famosa poupança, é o arroz com feijão dos investimentos, quase todos já depositaram algum dinheiro na poupança quando eram jovens, mas em relação a retorno ela não dá um retorno muito alto. O rendimentos médio da poupança deve ficar em torno de 0,6% ao mês, o que não é algo muito alto comparada com a inflação que temos todos mês no Brasil o juros real que recebemos dela é algo muito baixo.
O ponto positivo da poupança é a liquidez, pode depositar e retirar dinheiro dela quase qualquer dia e não tem restrições monetárias.
O ideal dá poupança é para alguem que deseja ter uma segurança financeira e deixar algum dinheiro guardado para emergências, pois para investimentos ela realmente não é muito boa.

Tesouro Direto

Agora já estamos em algo que já dá um retorno expressivo e pode ser considerado um investimento real. Os títulos do governo ou títulos tesouro direto é um excenlente investimento para quem está querendo diversificar sua carteira de ativos. Basicamente você compra um título do governo ou seja empresta seu dinheiro para o governo e ele te paga um juros ao esse emprestismo. Existem diversos tipos de títulos e classificação deles fica para outro artigo, mas em geral o rendimentos destes títulos estão em torno de 12% ao ano, o que é bastante significativo. Dando um retorno de juros real de cerca de 5% ou 6% ao ano.

CDB

Os CDB's estão disponível em qualquer banco e oferecem um retorno razoavel também. Alguns bancos chegam a oferecer 100% do CDI para determinado valor de investimentos. Em geral no mínimo é desejavel invetir no momento da aplicação R$ 1.000,00 para que se possa realizar o investimento. Em geral nessa modalidade de investimentos quanto for maior o prazo e valor investidos maior o retorno que o CDB do banco irá oferecer.

LCI/LCA

As letra de crédito imobiliário( LCI) e letras de crédito agropecuário(LCA) também são também uma ótima forma de investir, eu diria a melhor, com o melhor retorno dentras as opções anteriores. Quantos mais tempo for seu investimento nessa modalidade mais retorno ela dará, algumas instituições exigem R$5.000,00 outras 20.000,00 e isto está diretamente relacionado ao seu rendimento. Um outro artigo será feito explicando com mais detalhes as LCI e LCA.

Mas aí está o básico da renda fixa para quem pretende começar a investir e não tem muito capital o CDB são o ideal.  Pois os retornos são altos e não precisa de muito capital.




Comentários